Presos da carceragem de Alto Parnaíba são transferidos para unidade prisional de Balsas no Maranhão

Transferência foi realizada após decisão do Ministério Público (MP-MA) que alegou a falta de infraestrutura e segurança na carceragem de Alto Parnaíba, a 875 km de São Luís.

A pedido do Ministério Público (MP-MA), todos os presos da delegacia de Alto Parnaíba, a 875 km de São Luís, foram transferidos nessa sexta-feira (10), para a unidade prisional do município de Balsas, a 810 km da capital. De acordo com o órgão, as péssimas condições e falta de segurança na carceragem não ofereciam a segurança necessária para manter os presos no local.

A carceragem funcionava em uma casa construída há mais de 50 anos com adobe, um tipo de tijolo de barro cru, que não possui resistência. Por conta da ação do tempo, o prédio possui muitas rachaduras e alguns presos estavam dormindo em celas abertas. Além da insegurança, o local não oferecia condições de insalubridade, os quartos escuros eram improvisados como cela e somente alguns, possuíam energia.

Carceragem funcionava em uma casa construída há mais de 50 anos. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Carceragem funcionava em uma casa construída há mais de 50 anos. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Por falta de segurança, o Ministério Público (MP-MA) pediu a interdição do local e a transferência de oito homens e uma mulher, todos presos de Justiça, para a unidade de Balsas. Durante a transferência, alguns familiares dos presos reclamaram da ação e alegaram dificuldades para realizar visitas aos presos na delegacia de Balsas.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) afirmou que irá construir ou reformar mais de 40 delegacias e unidades prisionais no Maranhão, mas não falou sobre a situação da delegacia de Alto Parnaíba.

Local não possui infraestrutura adequada.  (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Local não possui infraestrutura adequada. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here