Por Roberto Carlos

Parque de Vaquejada Centauro: palco do Shopping

O Estado do Maranhão, definitivamente se afirmou como um potencial banco genético da raça Quarto de Milha, estimulando o surgimento de novos investidores dessa casta, e garantindo a manutenção dos existentes.

Aproveitando-se do excelente desempenho do Estado nesse contexto e do momento de efervescência do mercado do Quarto de Milha, dois dos principais quartistas maranhenses: Fabiano Bezerra (Haras FF) e Ronan Lima (Parque de Vaquejada Centauro) lançaram no mercado o projeto Shopping QM Horse Maranhão. “Essa ideia surgiu em decorrência da carência que nosso Estado e, principalmente a cidade de São Luís tem desse tipo de evento”, disse Fabiano Bezerra. Ele também afirmou que anteriormente acontecia em São Luís, o Leilão São Luís Horse Show do qual participou como promotor durante cinco edições, e que ainda realizou o 1º Condomínio MSF e o 1º Leilão QM Maranhão, este último com a leiloeira Agreste Leilões. “Com o fim desses eventos não temos mais nenhum veículo de comercialização direta da raça, inviabilizando a possibilidade dos criadores de venderem os produtos”, salientou.

 Robustecidos pela experiência adquirida durante anos nesse nicho de mercado, esses dois entusiastas da raça, com o firme propósito de movimentar e fomentar o “agronegócio cavalo” e os quartistas do Maranhão, chegaram a conclusão que a melhor forma de comercializar os animais seria através de um shopping. “No shopping os animais ficarão em exposição à venda numa espécie de vitrine durante dois dias”, explicou Fabiano.

Além da grande expectativa, o 1º Shopping QM Horse Maranhão é visto pelos criadores da raça como um evento que alavancará o comércio quartistas maranhense. “Creio que o Shopping, estimulará ainda mais os criadores que há muito tempo estão investindo, e abrirá o mercado para novos criadores, para praticantes, simpatizantes e amantes das modalidades equestres e, sobretudo, os da Vaquejada. Sem dúvida será um grande evento”, disse Eduardo Gomes, titular do Parque de Vaquejada Noele, de São João Batista, Maranhão.

Foco do 1º Shopping QM Horse Maranhão

Segundo Fabiano Bezerra, os animais que estarão à venda no Shopping serão das linhagens de Trabalho e Corrida com pedigree 100% voltados para a Vaquejada. “Mas isso não significa que o animal adquirido não possa praticar outras modalidades”. E emendou: “Contudo, nosso foco principal serão os animais direcionados para o esporte Vaquejada”.

Diferentemente dos leilões, no 1º Shopping QM Horse Maranhão o animal sobe ao tartersal com preço fixo. Sendo que, os compradores – pagam 1+29 parcelas mensais e sucessivas e estão isentos da taxa de 8%. Enquanto que o vendedor é o responsável pela taxas de comissão 8%  e de inscrição R$ 1 mil.

Local de realização do Shopping

O 1º Shopping QM Horse maranhão acontecerá nas dependências do Parque de Vaquejada Centauro, em São Luís, Maranhão. “Escolhemos esse parque porque é o melhor da cidade de São Luís -, sem, obviamente, depreciar os demais”, observou Fabiano. “Neste ano, juntamente com Ronan Lima que é o proprietário, buscamos com essa parceria unir o útil ao agradável, além disso, nos consideramos irmãos”, concluiu Fabiano.

Programação do evento

Preparado criteriosamente com status de “evento de ponta”, os promotores uniram três eventos em um só, objetivando – sobretudo, revitalizar o mercado da raça Quarto de Milha, e ainda contribuir para o fortalecimento da prática do esporte Vaquejada.

Sábado : 1º Shopping QM Horse Maranhão: exposição dos lotes às 14h na área de shows do Parque Centauro (área reservada com entrada somente com pulseiras);

16h às 20h: apresentação individual dos lotes;

coquetel especialmente preparado para os participantes do Shopping;

Sábado e domingo: Prova de Vaquejada do Grupo G 30 exclusivo para as categorias: Aspirante e Aspirante Light. (de 16h às 20h esse evento terá uma pausa para a apresentação dos lotes do 1º QM Horse, recomeçando em seguida);

Domingo: às 10h exposição dos lotes;

18h encerramento do 1º Shopping QM Horse Maranhão com a divulgação dos valores e quantidade de animais comercializados.


Warning: A non-numeric value encountered in /home1/folha601/public_html/folhadoma.com/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1008

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here